top of page

Lisboa e Mafra, 2 a 9 de janeiro de 2024.

« Meu nome é Mauro Monteiro Correia. Sou cirurgião oncológico do Instituto Nacional do Câncer no Rio de Janeiro e Professor Titular Universitário de Cirurgia, com 40 anos de experiência.

Meu interesse pelo Jogo do Pau deriva do fato de eu ser filho de Ercília Monteiro Correia com Archimedes Vellozo Correia, que era filho de José Ignacio Vellozo Correia com Elvira da Rocha Leal, que, por conseguinte era filha de Antonio da Rocha com Germana da Rocha, que era filha de José Leal (dos Alhais) com Quitéria da Rocha Malhada, esta última filha de Brízida da Rocha Malhada com Antonio Malhada, “O Malhadinhas”, eternizado por Aquilino Ribeiro, que o conheceu pessoalmente, o que faz de mim um dos seus tetranetos.

81d059fb-aba6-4a51-8aec-7a131288d4ee.jpeg

O curto convívio com meu avô e breve com meu pai nutriu em mim uma saudade daquilo que não conheci, a minha herança lusitana. Quando meu pai me apresentou ao livro de Aquilino Ribeiro que tratava do Malhadinhas, eu, com 23 anos o li, e fiquei mais ainda curioso sobre nosso passado em Portugal.

Em 2019 fomos conhecer Portugal pela primeira vez. Além dos principais locais turísticos, fomos a Vila Nova do Paiva, antiga Barrelas, onde as histórias do Malhadinhas se desenrolaram. Conhecemos parentes e fizemos uma apresentação no Concelho sobre a história da emigração da nossa família. Fomos agraciados pela Concelho com uma cerâmica comemorativa com a imagem do célebre antepassado.

Em 2020 procurei na Internet informações sobre o Jogo do Pau e deparei-me com o site da Escola do Santo Condestável e conheci o Método Nuno Russo da Esgrima Lusitana e aprendi sobre como o método foi criado. Com a instrução do Mestre Nuno Russo e do professor João Louzeiro conseguimos, durante um ano, realizar uma formação online que foi interrompida pela COVID. Todavia, este ano começamos com o pé direito e pude realizar o sonho de treinar pessoalmente com o Mestre Nuno Russo no Ginásio Clube Português, conhecê-lo pessoalmente, seu amigo, Mestre José Saramago e o professor Stefan Moncada.

Minhas expectativas foram todas superadas. Os locais de treino são amplos, seguros e confortáveis; Stefan Moncada é um professor sério, compenetrado e dedicado e o Mestre Nuno Russo é uma força da natureza, munido de paciência, disponibilidade e, sobretudo, perfeccionismo em tudo que ensina. Quem tiver a oportunidade de conhecer o ser humano que habita o Mestre ficará ainda mais encantado por conhecer um homem transparente como o ar e que tem três paixões: a família, o jogo do pau e ensinar Esgrima Lusitana.

Emprestando parte do texto de Aquilino na introdução de “O Malhadinhas”, “ Nuno Russo ...nas tardes de feira, sentado da banda de fora do Guilhermino... desbocava-se a desfiar a sua crônica perante escrivães da vila e manatas, e eu tinha a impressão de ouvir a gesta bárbara e forte dum Portugal que morreu.”

Retorno ao Brasil mais rico de experiências, exemplos e memórias. Matei a saudade do meu avô, do meu pai, do meu tio e do Malhadinhas.

Desejo que a novas gerações tenham também em si esta gana de preservar e cultivar as origens do que somos hoje e seremos amanhã. Que não se deixe morrer o Jogo do Pau, A Esgrima Lusitana e as devidas honras aos seus Mestres. »

 

Mauro Monteiro Correia

bottom of page