Escola de Esgrima Lusitana
do Santo Condestável
. Método Nuno Russo .
A Escola do Santo Condestável é a designação do método e técnica desenvolvida pelo mestre Nuno Russo através do estudo aprofundado e experiência de combate da técnica de Jogo do Pau Português / Esgrima Lusitana.
O seu objectivo é o desenvolvimento e aperfeiçoamento de um método de treino com vista à aplicação em Combate e Defesa Pessoal.
Esta técnica é ensinada pelo próprio Mestre Nuno Russo e seus representantes em diversos locais e clubes.

Mestre Nuno Russo
O mestre Nuno Russo nasceu em 1954 em Lisboa. Desde muito cedo, Nuno dedica-se ao desporto e à ginástica. É dos primeiros portugueses a treinar Karaté chegando a viver em França e no Japão para treinar mais assiduamente. Começa a treinar Jogo do Pau com 14 anos e em 1976, com apenas 22 anos, torna-se mestre de Esgrima Tradicional Portuguesa revelando um talento natural para a arte.
Aos 32 anos, o mestre Nuno Russo decide dedicar-se inteiramente à prática e ensino do Jogo do Pau Português. A pedido do seu mestre Pedro Ferreira, Nuno Russo parte numa demanda titanesca por Portugal para fazer o apanhado geral de todas as técnicas de Jogo do Pau. Percorre assim o país inteiro chegando a viver durante vários meses de seguida junto dos diversos mestres oriundos das mais diversificadas escolas de Jogo do Pau, muitas delas hoje em dia extintas.
Após vários anos, e depois de muita experiência real de combate, a conselho do mestre Pedro Ferreira, Nuno Russo criou o seu próprio método dando assim nascimento à famosa Escola de Esgrima Lusitana do Santo Condestável!
Ao longo dos anos, o mestre Nuno Russo formou imensos alunos, deu extensas formações e cursos em inúmeros estágios nacionais e internacionais, participou em inúmeros documentários, artigos e livros sobre o Jogo do Pau e deu formação de bastão de combate a diversos grupos de forças de segurança.
O mestre Nuno Russo é hoje em dia uma referência mundial incontestável no Jogo do Pau português e desfruta de uma reputação internacional no mundo das artes marciais.
Comissão Técnica





