top of page

Esgrima Lusitana

em Lisboa

Na Capital, há cerca de pelo menos dois séculos para cá tem-se vindo a implementar como atividade desportiva de cariz marcial, com vários mestres e praticantes que na demonstração da sua bravura em fortes assaltos levantavam ao rubro a assistência, como temos o exemplo do Dr. João Moura Pinheiro e Arnaldo Ressano  Garcia,  que  “Em 26 de Março de 1907, fizeram no Coliseu um assalto memorável, luta rija, tendo intervido a autoridade." 

3mestres_600x3101.jpg

Apesar da sua mais antiga tradição e utilização em combate ter sido preservada no norte do pais,  onde até cerca dos meados do século XX podemos encontrar referencias de como ainda era uma ferramenta necessária para defesa pessoal e resolução de conflitos, não é no entanto uma novidade em Lisboa e nas grandes cidades.

in Jogo do pau – Esgrima Nacional de António Nunes Caçador – 1963.

Em 1895 pelas mãos do Ginásio Clube Português, esta arte é transportada para ginásios, onde até então só era praticada no campo e recintos operários, quintais e barracões da cidade. O primeiro mestre do Ginásio Clube Português foi Pedro Augusto da Silva(?-1897), aluno do mestre José Maria da Silveira (1805-1888).

Não só no Ginásio Clube Português mas também noutros ginásios da capital o jogo do pau ganhou fama, como no Lisboa Ginásio Clube e no Ateneu Comercial de Lisboa, e outros locais onde ensinaram grandes mestres. O que possibilitou que esta arte se preservasse até aos dias de hoje num meio urbano, onde o varapau já não é uma realidade do quotidiano.

bottom of page